O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou terça-feira que ter mais e melhores caminhos agrícolas é uma “ambição permanente” do Governo dos Açores, de modo a tornar o setor cada vez mais competitivo, rentável e preparado para vencer os desafios do futuro.
João Ponte falava na inauguração da segunda fase do Caminho Rural dos Matos de São João, um investimento de cerca de 700 mil euros, que beneficia mais de duas dezenas de explorações agrícolas, numa área de 87 hectares de pastagem e 48 hectares de floresta.
Para João Ponte, o caminho agora inaugurado e outros em fase de conclusão, como é o caso dos caminhos do Landroal e da Rosada, são “bons exemplos de política de coesão social e de desenvolvimento da agricultura”.
O Secretário Regional anunciou que, para acelerar a execução dos trabalhos nos caminhos do Landroal e da Rosada, feitos até agora com meios próprios da Direção Regional dos Recursos Florestais, foi decidido alugar equipamentos através de financiamento do PRORURAL+.
João Ponte adiantou ainda que este ano, será lançado o concurso para a execução do projeto da estrada de acesso à montanha do Pico, num investimento superior a 1,2 milhões de euros.