A Câmara Municipal da Horta lançou uma campanha de sensibilização relativa a políticas de contenção ao consumo de água face ao período de seca que se atravessa denominada “Cada Gota Conta!”.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, “esta é uma campanha preventiva que pretende evitar uma campanha reativa, ou seja, não estão perante um cenário de falta de água, mas as condições atmosféricas registadas e previstas levam à prevenção.
Segundo dados recolhidos pela autarquia junto do IPMA, no Faial nos últimos 3 meses, houve um nível de pluviosidade inferior em 40% relativamente à média dos últimos anos e no mês de julho houve um acréscimo de 18% no consumo de água relativamente ao mês de julho de 2017.
Considerando o valor faturado, cada munícipe terá consumido aproximadamente 240 litros por dia o que corresponde a um valor bastante elevado comparado com os valores nacionais que são em média 161 L/dia/pessoa.
Basta fechar bem uma torneira, evitar lavar pátios ou o carro, evitar descargas supérfluas para que se poupem litros e litros de água”, alertou José Leonardo Silva.