O Sindicato dos Professores anunciou uma greve no dia 04 de outubro, exigindo a recuperação total do tempo de serviço congelado.
A vice-presidente do Sindicato, Luísa Cordeiro, apresentou em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, a linha de ação reivindicativa para os docentes da Região, da qual se destaca a exigência de que seja restituído aos professores, na totalidade, o tempo de serviço congelado.
Para além desta questão, o Sindicato defende a "criação de medidas de combate ao desgaste e envelhecimento da profissão", como a implementação de um "regime específico de aposentação aos 36 anos de serviço, independentemente da idade, e, no imediato, aos 40 anos de carreira contributiva", bem como a disponibilização de orçamentos às escolas "que viabilizem a execução dos respetivos projetos educativos".
A precariedade dos docentes é também uma preocupação para o sindicato, considerando que, "durante esta legislatura", o "Governo Regional deve integrar nos quadros pelo menos 400 docentes".
Lusa/AO/RP