O líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, anunciou domingo a criação de medidas para ajudar os jovens a encontrar emprego, os pais que querem conciliar o trabalho com a vida familiar e os idosos que necessitam de cuidados ao domicílio.
O líder regional socialista falava no encerramento do XVII Congresso Regional do PS/Açores, que decorreu na ilha Terceira.
Entre outras medidas, Vasco Cordeiro anunciou a criação de um programa de apoio aos jovens universitários, para ajudá-los a criar a sua própria empresa, fomentando o empreendedorismo.
Aos jovens até aos 29 anos, com a escolaridade obrigatória e desempregados há mais de três meses, será dada, “oportunidade de ter uma formação em contexto de trabalho nos setores estratégicos para a região", sendo o objetivo final a sua "integração profissional nestes setores”.
Vasco Cordeiro anunciou ainda a criação de um “projeto-piloto” que dá uma resposta integrada de creche e atividades de tempos livres (ATL), numa fase inicial nas ilhas São Miguel, Terceira e Faial, e que funcionará entre as 07:00 e a 01:00, para ajudar os açorianos a “conciliar a vida profissional com as suas responsabilidades como pais”.
O líder socialista propôs, por outro lado, a criação de uma medida intitulada Move Emprego que vai apoiar os açorianos e as empresas a contratarem trabalhadores ou a procurar ofertas de emprego noutra ilha, em setores e ilhas carenciadas desses recursos e a distribuição “até ao final do próximo ano” de 30 novas ambulâncias pelas corporações de bombeiros da região.
A moção de orientação global “Pelos Açores Com os Açorianos”, que foi apresentada no congresso, foi aprovada por unanimidade.
PS/RP