Aumenta de 9 para 12,5 milhões...
Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o social-democrata alerta que, “segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura, o preço do trigo no mercado mundial aumentou mais de 50% desde Junho deste ano. A par disso, o preço do milho aumentou 10% e o da cevada 37%”, diz Ventura, indicando que “uma baixa produção mundial de cereais pode ter um efeito devastador sobre o valor das matérias-primas”.
A situação regional, “e sendo que os Açores importam mais de 50% da alimentação animal, pode criar uma dependência que, afectada pelo crescimento dos preços dos cereais no mercado mundial, produzirá uma inflação nos alimentos concentrados para os animais, com as respectivas consequências na pecuária local”, argumenta.
Assim, o PSD pediu informações à tutela sobre “eventuais acções, previstas pelo governo, para combater essa inflação dos alimentos concentrados, pois este é um problema que não se pode não ignorar, sendo necessárias medidas para combater uma eventual escassez dos cereais e a escalada dos seus preços no mercado internacional”, acentua.
“Durante este ano, a pecuária açoriana tem vivido vários imponderáveis, pelo que temos de saber qual tem sido a evolução da área de milho semeada para silagem e de milho grão, nos últimos anos”, bem como “quantificar as importações dos diversos cereais, discriminando por origem, ilha de destino, e por produto, esse levantamento. E esses são dados que também pedimos ao governo”, referiu António Ventura.
A essa possibilidade de crise dos cereais acresce o facto de “termos tido um Inverno rigoroso, onde escasseou a alimentação animal, após o qual já morreram muitos bovinos no Verão, com graves ataques da Lagarta das Pastagens, que só nas Flores vitimou mais de 300 animais”, acrescenta o deputado.
A carregar comentários...