A Escola Profissional do Pico recebeu, recentemente, aprovação da Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação, para participar num novo projeto Europeu.
Trata-se de um Erasmus+ KA2 Ensino e Formação Profissional, intitulado “O Nosso Património Imaterial, um Valor para o Futuro”.
Dado que 2018 foi declarado “Ano Europeu do Património Cultural”, o programa foi criado em resposta à necessidade fundamental de preservar a nossa civilização e os costumes locais.
Os países participantes são Espanha, Grécia, Estónia, Turquia e Portugal. As atividades, em que toda a comunidade educativa estará envolvida, incluem a pesquisa de informação sobre as nossas tradições e a posterior partilha com as escolas parceiras do projeto.
Segundo nota da escola o principal objetivo é promover a comunicação intergeracional; melhorar a integração social através de atividades e projetos coletivos; combater o sedentarismo; desenvolver competências comunicativas, linguísticas, sociais e o trabalho colaborativo; estabelecer contatos e trocar experiências com escolas e parceiros de outros países.