Teve lugar na manhã de quinta-feira a abertura do trigésimo coloquio da Lusofonia que vai decorrer até domingo na Madalena do Pico.
Chrys Chystello, presidente da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia falou do historial e da magia do Pico e informou os próximos homenageados. Em 2019 vai ser homenageado Eduíno de Jesus e para 2020 Onésimo almeida.
D. Ximenes Belo agradeceu à associação e à autarquia da Madalena por estar presente e saudou os escritores e poetas porque são eles que cultivam as terras e as deixam para as gerações futuras.
José Andrade em representação da Câmara Municipal de Ponta Delgada informou que foi celebrado um memorando de entendimento para que em 2020 o trigésimo quarto coloquio da lusofonia seja realizado em Ponta Delgada de 1 a 5 de Outubro e vai ter como tema “educação na ciência, transversal a todos os governos, que deviam privilegiar”.
Joaquim Costa, da Empresa Municipal de Belmonte, defende uma geminação entre o Município da Madalena e de Belmonte uma vez que ambos têm muito em comum.
José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena, deu as boas vindas e espera que sejam motivo de reflexão sobre esta temática importante que é a identidade açoriana e o seu potencial enriquecimento da lusofonia.
Susana Goulart, diretora regional da Cultura, disse que o governo tem vindo a apoiar estes colóquios e desejou felicidades para os trabalhos que vão decorrer até domingo.