A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas prevê que a obra de construção de equipamento e ligação à rede existente do furo do Cabeço Pequeno, na ilha do Pico, esteja concluída no primeiro semestre de 2019.
Esta obra, da responsabilidade da IROA, inclui a construção de um edifício de apoio ao furo, o fornecimento e montagem de equipamentos eletromecânicos e a construção da conduta de ligação à rede existente.
Orçada em cerca de 300 mil euros, esta empreitada contempla ainda um ponto de abastecimento de água aos lavradores, localizado na Ladeira Grande, junto à Estrada Regional.
Esta obra, já adjudicada, vai beneficiar 161 explorações agrícolas, numa área de 210 hectares.
No concelho da Madalena, o abastecimento de água à população e à lavoura é proveniente na totalidade da bombagem de água subterrânea, pelo que a obra do furo do Cabeço Pequeno assume grande importância, pois vai permitir disponibilizar diariamente 840 mil litros de água, valor que supera as necessidades diárias de consumo de água pela pecuária na ilha do Pico.
Similarmente respeitante ao abastecimento de água às explorações agrícolas no Pico, está também em curso a intervenção na Lagoa do Paúl, orçada em 173 mil euros, que inclui a sua limpeza e impermeabilização, bem como a construção de um posto de abastecimento de água aos agricultores, que vai beneficiar uma área de 300 hectares e 40 explorações agrícolas.
Devido à alteração do perfil desta lagoa, prevê-se que, quando terminar a obra, fique com uma capacidade para armazenar entre cinco a seis mil metros cúbicos de água.
No próximo ano o Governo Regional tem prevista a construção de dois reservatórios na freguesia da Prainha, no concelho de São Roque do Pico, num valor global de cerca de 71 mil euros.