A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje, na Praia da Vitória, que o Governo dos Açores irá convocar a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitorização das Políticas Sociais da Região (CAMPSR) para o início de dezembro.
“A parceria entre o Governo Regional e as instituições vai para além daquilo que são os conhecidos contratos de cooperação entre o Governo e as IPSS e Misericórdias, ou seja, vai muito para além do financiamento”, salientou Andreia Cardoso, na inauguração da nova sede da URIPSSA - União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores.
Som Andreia Cardoso
“É uma parceria que queremos aprofundar todos os dias porque entendemos que temos a mesma missão, servir os Açorianos e fazê-lo com cada vez maior qualidade”, o que, de acordo com a Secretária Regional, motivou a criação da CAMPSR.
Andreia Cardoso salientou que “as instituições já indicaram os seus representantes nesta comissão regional de acompanhamento das políticas sociais", acrescentando que a primeira reunião deverá ser agendada para o início de dezembro.
Som Andreia Cardoso
"Queremos que esta comissão comece a dar frutos e que conduza à aproximação entre o Governo Regional e as instituições, mas, sobretudo, a um estreitamento no sentido da confluência de uma ação que se pretende cada vez mais concertada”, afirmou.
A CAMPSR é um órgão de natureza consultiva, que integra, a título gracioso, representantes dos vários departamentos governamentais ligados à área social, das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias dos Açores, de outros agentes públicos, nomeadamente autarquias e Universidade dos Açores, e ainda um representante do Conselho Regional de Juventude, além de membros da sociedade civil de reconhecido mérito.
Entre as suas competências estão a propositura de medidas de aperfeiçoamento e desenvolvimento das políticas sociais públicas, a conceção e definição de novas políticas, a avaliação da respetiva legislação e a defesa e promoção dos interesses particulares da família, da criança, dos idosos e das pessoas com deficiência.