O grupo parlamentar do PSD/Açores manifestou preocupação sobre os pontos de abastecimento de água previstos na obra que agora se irá iniciar da captação do Cabeço pequeno.
Como tem sido consecutivamente abordado pelos deputados eleitos pelo Pico, o abastecimento de água aos agricultores do concelho da Madalena, continua a ser um assunto urgente.
A captação do Cabeço Pequeno, mesmo com atraso de mais de 7 anos, apresenta-se como o investimento mais próximo de concretização.
A resposta por parte do Governo ao requerimento enviado em agosto pelos deputados apresenta alguns motivos de preocupação, porque prevê apenas um ponto de abastecimento e numa localização que consideram incorreta.
Marco Costa faz saber que há questões que interessam alertar. Em comunicado refere que “Inicialmente foi acordado considerar a construção de três pontos contíguos, o que agora não é previsto; foi prevista a construção de três pontos na lateral da estrada longitudinal em propriedade devidamente cedida; a existência de apenas um ponto de abastecimento irá causar constrangimentos e perda de tempo por parte dos agricultores no ato de abastecimento; situado numa das vias de maior trânsito de agricultores (estrada longitudinal), prevê-se elevada afluência; a localização agora projetada, situa-se num entroncamento, apresentando limitações de área de estacionamento de viaturas e a dificuldade de mobilidade e de disponibilidade de área de estacionamento irá criar problemas de segurança rodoviária.”
O deputado social-democrata considera que ”toda esta opção, agora projetada, deverá ser reavaliada, a bem da correta concretização dos objetivos propostos”, conclui.
Som Marco Costa