Médicos internos completar a sua especialização nas Unidades de Saúde de Ilha de São Jorge, Pico, Faial, Terceira e São Miguel.
A Secretaria Regional da Saúde está a promover desde ontem, uma formação para médicos internos de Medicina Geral e Familiar sobre “Emergência e Estabilização do Doente Crítico”, cumprindo assim o compromisso de reforço da formação em áreas importantes para o exercício desta profissão nos Açores.
Neste curso participam 15 médicos internos de Medicina Geral e Familiar que estão a completar a sua especialização nas Unidades de Saúde de Ilha de São Jorge, Pico, Faial, Terceira e São Miguel.
A iniciativa pretende dar resposta a necessidades sentidas pelos médicos desta especialidade, dando assim cumprimento à estratégia do Executivo de reforço da formação dos médicos de Medicina Geral e Familiar, preparando-os principalmente para os desafios do exercício da profissão em ilhas sem hospital.
O curso de “Simulação de Emergência e Estabilização do Doente Crítico”, com a duração de dois dias, num total de 16 horas, é constituído por quatro módulos, nomeadamente Obstetrícia e Pediatria, Cardiologia, Anestesiologia/Trauma e Medicina Interna.
Entre os objetivos da ação destacam-se o aperfeiçoamento de competências técnicas e não técnicas em ambiente crítico, a comunicação e o trabalho em equipa, a familiarização com material e equipamentos e o treino de situações clínicas de urgência e emergência.
O plano de formação elaborado pela Direção Regional de Saúde, que investe nas condições para o exercício profissional médico, prevê dar continuidade a este curso nos próximos anos.
O curso decorre no Centro de Simulação Clínica da Madeira, no Funchal, no âmbito do protocolo de cooperação entre as secretarias regionais da saúde dos Governos dos Açores e da Madeira, que, entre outras áreas, prevê a colaboração na formação e especialização de profissionais de saúde.