De 19 a 21 de Outubro decorreu no pavilhão de exposições da Associação Agrícola de São Miguel, na Ribeira Grande, a 10ª edição do Wine in Azores, a qual contou com a presença da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVR Açores), para uma ação de sensibilização sobre a certificação de vinhos.
A comissão assenta em dois pilares fundamentais: a promoção e divulgação dos vinhos e a certificação dos vinhos dos Açores. Segundo o presidente da CVR Açores, Vasco Paulos, em declarações ao Jornal Diário da Lagoa, esta presença no Wine in Azores teve o objetivo de sensibilização para os produtores que ainda não têm certificação dos seus vinhos, uma vez que esta se afigura como uma mais-valia na valorização do próprio vinho, bem como para os consumidores, de forma a esclarecer a importância de um vinho certificado. Segundo o mesmo o selo de certificação tem elevada importância na garantia da qualidade e genuinidade dos vinhos.
Vasco Paulos salientou também o aumento, quase exponencial, de área plantada no Pico, nos últimos anos, graças aos projetos VITIS, do qual se passou de 230 hectares de área de vinha apta à produção de vinhos DO e IG, em 2004, para cerca de mil hectares em 2018. Este será um desafio acrescido para a própria CVR Açores, que estima um crescimento no vinho certificado de 250 mil para cerca de 750 mil litros por ano.
Segundo o presidente da CVR Açores, 2018 foi igualmente um ano muito importante, com um aumento da produção, não só na quantidade, mas também na qualidade, prevendo-se que os vinhos de 2019, que brevemente serão certificados pela própria CVR Açores, sejam acima da média, em termos qualitativos.