Aumenta de 9 para 12,5 milhões...
No final de uma visita de dois dias à Ilha das Flores, Artur Lima criticou ainda o facto de “o Governo não ter uma política eficaz e eficiente de modo a estimular a micro economia” local. Para o Líder Parlamentar centrista “o Governo advoga o empreendedorismo, mas não promove políticas concretas que estimulem e incentivem a iniciativa privada”.
Por outro lado, e após reunir com as associações representativas dos agricultores e pescadores da ilha mais ocidental da Europa, o parlamentar e dirigente popular lamentou que “três décadas de Autonomia não tenham trazido o desenvolvimento que se espera às chamadas ilhas da coesão”. “Continuamos sem ter um sistema de transportes eficiente e eficaz no escoamento de produtos e assistimos também ao Governo a inverter os princípios básicos da economia fazendo concorrência aos privados aos mais diferentes níveis”, destacando aqui o sector das pescas.“Visitamos a Associação Agrícola e ficamos a par das grandes dificuldades com que se deparam os produtores de carne IGP (Indicação Geográfica Protegida) na exportação da carne com esta denominação para o exterior da ilha. Aliás, muitos dos produtores de IGP têm inclusivamente abandonado a produção.
Politicamente estimula-se o empreendedorismo, mas depois os produtores deparam-se com dificuldades de exportação”, criticou.Nas pescas, “voltamos a ter o problema dos transportes, para além de que assistimos ao Governo a fazer concorrência aos privados o que não é saudável para a economia. A política da subsídio-dependência está a atingir o seu limite. Veja-se o número de associações e colectividades que estão a fechar por causa da diminuição ou atrasos nos pagamentos destes subsídios”.
Como soluções para resolver estes problemas, Artur Lima aponta “a necessidade de se alterar, pelo menos uma vez por mês, a rota do navio de transporte de mercadorias que serve as Flores” quinzenalmente, para facilitar o escoamento, nomeadamente, da carne de bovino IGP, complementando o sistema de transportes “com a aquisição de um avião mini-cargueiro, por parte da Região, para que se possa com mais rapidez, mais eficiência e mais frequência fazer o escoamento de produtos para fora da ilha das Flores e demais ilhas da coesão e sem gateways, de modo a promover a micro economia destas ilhas”.
Artur lima apelou ainda ao Governo socialista para “deixar funcionar a economia de mercado”, findando com “a política dos subsídios” e para “definir políticas apenas dos incentivos necessários para o desenvolvimento desta micro-economia”.
Nesta deslocação onde foi sempre acompanhado pelo Deputado Paulo Rosa (eleito pelo Círculo Eleitoral das Flores), o Presidente do Grupo Parlamentar e Líder Regional do CDS-PP esteve também reunido com dirigentes e militantes populares e realçou que esta ilha “está agora melhor servida”, do ponto de vista da discussão e resolução dos seus problemas estruturais, “desde que voltou a eleger um Deputado do CDS-PP”.
A carregar comentários...