A Associação Comercial da Ilha do Pico vê com naturalidade a inclusão de intenção da certificação do Aeroporto da Horta como Aeroporto Internacional no orçamento de estado.
A ACIP recorda que este é um ano pré-eleitoral, e ter um deputado da ilha do Faial na Assembleia da República ajuda. A ACIP adianta que se isso melhorar as condições do Aeroporto da Horta, só temos de estar satisfeitos e continuar a lutar na defesa do que achamos melhor para o Pico.
A ACIP acrescenta que não é sua postura atacar algo conseguido e programado para a ilha vizinha e recorda que não foi essa designação que impediu a operação internacional da TUI no Pico.
Embora não exista a designação de “Aeroporto Internacional do Triângulo”, existe ou existirá Aeroporto Internacional da Horta e nada impede que aterrem voos internacionais no Pico, reforçando que não precisa ter designação de internacional para receber voos internacionais, precisa sim ter procura, ter voos que o justifique e pista que garanta a operacionalidade, pois de nada serve essa designação sem garantias de prestar um eficiente serviço.