Desde 30 de outubro de 2017, altura em que Judite Simas tomou posse como presidente da Associação de Pais da Escola Cardeal Costa Nunes, que a preocupação dos pais são as refeições escolares que tem vindo sempre a agravar-se ao longo do tempo.
A presidente da Associação recorda que em 2017 enviou um ofício à escola Cardeal a alertar para o problema, mas que a resposta foi que a comida não era assim tão má, que iam colocar uma funcionária a analisar os pratos, que seguiam a ementa da Direção Regional da Educação e que a escola tinha falta de funcionários para confecionar a própria comida.
Agora a Associação está a preparar um ofício que vai ser remetido á Direção Regional da Educação a queixar-se da qualidade da comida e da falta de funcionários para confecionar a comida na escola, levando em anexo fotos de alguns dos pratos como feijão ou esparguete com atum onde há feijão e esparguete mas não há atum contendo apenas o óleo desse atum e a sopa que é feita apenas com fécula de batata.
Judite Simas louva a manifestação de alguns pais no Facebook porque vem reforçar a preocupação da Associação e informou que no dia 21 deste mês há uma nova reunião da Associação para debater este problema apelando aos pais para participarem.
No entender da presidente da Associação de Pais da Escola Cardeal não faz sentido que nas outras escolas do Pico as refeições sejam elaboradas pela própria escola com condições dignas e que na Madalena seja uma empresa do exterior a fazer a confeção.
Judite Simas relembra que para muitas crianças esta é a única refeição completa do dia e ao não comerem passam o dia inteiro sem uma refeição completa de qualidade salientando que cada vez mais as crianças estão a levar lancheiras com a sua própria comida.