O presidente do PSD/Açores anunciou ontem uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 para evitar o aumento da taxa máxima do imposto sobre os combustíveis na Região, que está a ser feito “nas costas dos açorianos”.
Alexandre Gaudêncio que falava na abertura das jornadas parlamentares do partido recordou que atualmente, a taxa máxima de imposto sobre a gasolina e gasóleo nos Açores é de 65 cêntimos por litro. O Orçamento do Estado aumenta o teto máximo do imposto para 75 cêntimos por litro, o que considera ser inaceitável.
O líder social-democrata revelou que expôs a questão ao líder nacional do partido, Rui Rio, “que imediatamente acolheu as preocupações do PSD/Açores”, tendo a proposta de alteração sido entregue na passada sexta-feira.
Nas jornadas destinadas a analisar as propostas de Plano e Orçamento da Região para o próximo ano, o presidente do PSD/Açores anunciou também que o partido vai apresentar propostas em áreas como a Saúde ou a Educação.
Nesse sentido considerou que “é obrigatório assegurar uma alternativa de escolha aos doentes cujo ‘Tempo Máximo de Resposta Garantido’ foi ultrapassado”.