Os Assuntos do Mar são uma vertente fundamental para o crescimento futuro". A opinião é do presidente da Câmara Municipal da Horta, que falava na sessão de abertura da Conferência Ecotur 2018, subordinada ao tema “A importância da náutica e do turismo costeiro e marítimo para o desenvolvimento económico do concelho da Horta”, que decorreu esta semana no Teatro Faialense.
No decorrer da sessão foi entregue o certificado oficial e o selo Horta, Cidade Odyssea e foi assinado o convénio de adesão do Município da Horta à rede Europeia Odyssea.
A Horta é a única cidade açoriana a implementar o ECOTUR AZUL, adotando o modelo Odyssea de desenvolvimento territorial sustentável, que valoriza o turismo costeiro, as rotas culturais marítimas e as atividades inovadoras na navegação de recreio.
De acordo com José Leonardo Silva, até ao final de 2018 deve estar concluída a primeira fase do projeto de cooperação territorial, ao abrigo do Interreg, o ECOTUR AZUL, com a caracterização exaustiva dos recursos náuticos, culturais, de sabores e naturais, e que brevemente, a partir do mar e usando novas tecnologias como telemóveis, smartphones, androides ou tablets com ligação à internet, passam a aceder a informação turística, comercial e a conteúdos audiovisuais sobre a ilha do Faial.
CMH/RP