O Bloco de Esquerda (BE) vai propor que o reembolso das passagens aéreas entre os Açores e o continente passe a ser automático, evitando que os passageiros tenham de adiantar mais de 134 euros por bilhete.
Em comunicado de imprensa o partido adiantou que o objetivo desta proposta é garantir que, na compra do bilhete, os passageiros residentes nos Açores deixam de ter que adiantar valores que são por vezes exorbitantes, e acabar com o atual processo burocrático de reembolsos através dos CTT”.
Os bloquistas vão propor a “simplificação” do processo de reembolsos das passagens aéreas entre os Açores e o continente na discussão do Orçamento do Estado para 2019, na Assembleia da República, defendendo a “implementação de um processo automatizado que garanta que o passageiro só tenha que pagar o valor que lhe cabe”.
Também no âmbito da discussão do Orçamento de Estado para 2019, o BE vai propor o prolongamento “por mais um ano” da vigência do Programa Especial de Apoio Social para a Ilha Terceira, que prevê a majoração e o prolongamento da duração de apoios sociais e que foi criado para mitigar os impactos negativos da redução militar norte-americana na base das Lajes.