A mudança profunda de posição do PSD Açores sobre o processo de privatização da SATA surpreende o Partido Socialista do Pico que se manifesta preocupado com este ataque, sem precedentes, à Coesão Regional e às legítimas aspirações de uma ilha como a do Pico, a par da ilha do Faial e Santa Maria que neste momento têm ligações diretas com o continente português.
Consideram, por isso, essencial que os deputados e os autarcas do PSD Açores eleitos pela ilha do Pico assumam perante os picarotos se estão a favor desta posição do seu presidente, expressa esta quarta-feira, na reunião com o presidente da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.
Os socialistas recordam que o PSD tem, ao longo dos tempos, defendido a alienação de 49% da Sata Internacional/Azores Airlines. Agora, vem o seu novo líder admitir que a Região deve abdicar da maioria do capital dessa empresa (alienando 51%) e também, imagine-se, alienar 49% da SATA Air Açores - que é só o maior elo de ligação entre todos os Açorianos, entre todas as ilhas e um instrumento fundamental para a promoção da Coesão Regional.
Para o PS/Pico, Alexandre Gaudêncio manifesta, com esta contradição, um profundo desconhecimento da realidade do todo regional, ignorando conquistas que todas as ilhas conseguiram, muito à custa de uma empresa estratégica como a SATA.
Os socialistas do Pico consideram que este golpe na SATA Air Açores, ainda vai mais longe já que este PSD defende que o interesse privado se deve sobrepor ao interesse público, alienando 51% da Azores Airlines, ignorando e delapidando todas as garantias quanto a uma base operacional nos Açores, e especialmente quanto às rotas de serviço público para o exterior da Região, a partir da Ilha do Pico, do Faial e de Santa Maria.
Deixamos, PS Pico, de forma clara a nossa repugna contra uma posição do PSD Açores que configura só o maior atentado à coesão regional, e por isso de forma clara reiteramos a não concordância com a privatização da SATA Air Açores, devendo esta empresa manter-se exclusivamente ao serviço dos Açores e dos Açorianos.