Na sequência de uma notícia publicada no Jornal do Pico, com o título: “Unidade de Diálise do Pico. Doentes a Sofrer e Máquinas Paradas”, o Governo dos Açores esclarece a Unidade de Saúde de ilha do Pico e o Hospital da Horta têm estado a efetuar todas as tramitações necessárias para que o serviço possa arrancar o mais rapidamente possível assegurando a máxima segurança e qualidade.
Foi realizada uma empreitada de adaptação das instalações do Centro de Saúde para a implementação da diálise onde, para além dos 5 postos de tratamento foi implementado um gabinete médico e as respetivas instalações técnicas, com fornecimento de material clínico complementar pelo valor de 165 mil euros, e que se encontra concluído.
Após a conclusão dessas obras foram realizados os trabalhos especializados da empresa fornecedora das soluções de diálise (Baxter), designadamente a implementação da estação de tratamento de águas (ETA) e respetivo anel.
Neste encontra-se a aguardar a certificação por parte do colégio da especialidade de nefrologia da ordem dos médicos, seguindo-se a fase de testes e de certificação de todos os sistemas em funcionamento na unidade.