O Presidente do Governo dos Açores anunciou ontem no final do debate do Plano e Orçamento para 2019, a criação de um novo programa para as empresas açorianas contratarem desempregados de longa duração, assim como um programa de apoio à criação do próprio emprego.
O programa denominado 'IncluEmprego', vai permitir a contratação pelas empresas de desempregados de longa duração, inscritos há mais de 12 meses, com idade igual ou superior a 30 anos, sendo o apoio financeiro a atribuir dependente do número de postos de trabalho que criem.
Já o 'Meu Emprego' visa promover a instalação, por conta própria, de Açorianos, com idade igual ou superior a 18 anos, que estejam desempregados há mais de 12 e 24 meses e que já não auferem qualquer tipo de subsídio de desemprego.
Neste caso, os beneficiários podem receber um apoio não reembolsável que pode ascender a um máximo de 36 vezes o Salário Mínimo Regional.
O executivo açoriano anunciou também que vai por em funcionamento em 2019, a iniciativa EXPORTAR AÇORES uma iniciativa de apoio aos empresários açorianos e que vai ao encontro das necessidades atuais do mercado global.
Gacs/RP