O Presidente do Governo anunciou a criação do programa 'Jovem Agricultor' e do 'Apoio à Cessação da Atividade Agrícola', duas novas medidas que, de forma articulada, vão contribuir para um setor cada vez mais renovado, competitivo e propiciador de rendimento.
O primeiro, segundo vasco Cordeiro, vai assegurar condições para um acesso e instalação mais fáceis dos jovens no setor, tornando-o mais atrativo para eles. Já o segundo, permite criar condições para uma retirada condigna do setor dos agricultores com idade mais avançada.
No final debate parlamentar sobre o Plano e Orçamento para o próximo ano, o Presidente do Executivo açoriano recordou que a média de idades no setor, na Região, é inferior a 55 anos, enquanto a nível nacional é de 65 anos, situação que importa manter e reforçar.
Assim, e independentemente de já existirem incentivos para o efeito, é de grande importância intensificar esforços para encorajar a renovação geracional neste setor”, referiu Vasco Cordeiro, ao adiantar que, para tornar esta medida mais atrativa, será considerada uma redução na idade dos 60 para os 58 anos, em relação ao atual regime.
Nos Açores existem cerca de 1.300 agricultores a título principal com idade igual ou superior a 58 anos, que desenvolvem a sua atividade no ramo agropecuário, reunindo as condições necessárias para se candidatar a esta medida.
Deste modo Vasco Cordeiro garantiu que são criadas condições para promover um rejuvenescimento saudável do setor agropecuário nos Açores, também com implicações na sua modernização e no aumento da diversificação, da eficiência e da competitividade das explorações.