O Plano de investimentos aprovado na Assembleia Regional potencia o crescimento económico da ilha do Pico.
A garantia é de Mário Tomé, deputado do PS eleito pela ilha do Pico, que deu como exemplo o setor das pescas onde vai ser realizado o núcleo de pescas da Madalena e as casas de apresto em São Roque. Na agricultura há incentivos para a manutenção das vinhas e vai ser aberto o Caminho do Landroal e concluído o Caminho da Rosada. No ambiente o governo vai finalizar a Casa dos Vulcões e na cultura vai ser criado mais um polo museológico em Santo Amaro.
Questionado sobre o Aeroporto e Porto de São Roque, o deputado informou que neste quadro comunitário não há enquadramento para a ampliação da pista mas garantiu que o compromisso assumido pelo governo está completamente cumprido.
Mário Tomé tem grandes espectativas quando ao Porto de São Roque uma vez que existe enquadramento comunitário e informou que a breve trecho vão ser apresentadas soluções.
Já os deputados do PSD da ilha do Pico dão um voto negativo ao plano de investimentos porque não merece crédito e deram como exemplo estarem inscritos 55 milhões mas analisando o plano de execução de anos anteriores e as obras realizadas e que não estão pagas dá um plano na ordem dos 35 milhões.
Marco Costa acrescenta mesmo que um plano que não tem notas concretas sobre o Porto de São Roque e sobre o aeroporto não pode ser um bom plano.