O Secretário Regional da Saúde lançou ontem uma campanha de divulgação da Linha de Saúde Açores e de sensibilização para a vacinação antigripal.
Esta campanha de prevenção contra a gripe sazonal tem por objetivo fazer com que os utentes tomem consciência de que a gripe se trata em casa e há várias soluções para isso", afirmou Rui Luís, apontando que se devem "seguir os conselhos do médico de família, seguir os conselhos da Linha de Saúde Açores e vacinar-se”.
A Linha de Saúde Açores, com o número 808 24 60 24, está disponível 24 horas por dia e disponibiliza triagem e encaminhamento, assistência em saúde pública e aconselhamento terapêutico, prestado por profissionais de saúde.
De acordo com o relatório que resultou dos inquéritos de satisfação realizados aos utentes que telefonaram para a linha, a classificação média atribuída ao atendimento foi de “muito satisfeito”.
A Região tem disponíveis 25.500 vacinas gratuitas para grupos alvo prioritários, constituídos por idosos com 65 ou mais anos, doentes crónicos, cidadãos institucionalizados em lares, casas de saúde ou estabelecimentos prisionais, e profissionais de saúde e bombeiros.
A taxa de cobertura vacinal tem vindo a crescer de ano para a ano e até ao final de novembro, já aderiram à vacinação 43,8% da população alvo, sendo aconselhável a administração até final de dezembro.