Decorreu este fim-de-semana no pavilhão de desportos do Candelária a XV Feira Comercial e Industrial da Ilha do Pico, uma feira que contou com a participação de 22 empresas distribuídas por mais de 30 stands.
Rui Lima, presidente da ACIP, informou na sessão de abertura que o Pico teve 45 mil hóspedes de janeiro a setembro, mais 4 mil do que em todo o ano de 2017, e que a ilha já dispõe de 2.476 camas, o que representa a 47% do número de camas do triângulo.
O presidente recordou também que os voos têm elevados números de ocupação, onde houve uma taxa superior a 80% no verão IATA e nos meses julho e agosto acima de 90%.
Rui Lima recordou que o problema do Faial está resolvido, com o governo da república a assumir a ampliação do aeroporto, mas é fundamental que o governo assuma a sua missão no maior aeroporto regional e que tenha a mesma visão de há 15 anos, projetando o aeroporto do Pico a médio e longo prazo.
Catarina Manito, vereadora da Câmara Municipal da Madalena, deu os parabéns aos empresários e disse que o sucesso do crescimento da madalena deve-se ao sucesso e ao empenho dos comerciantes que souberam ultrapassar os desafios e defendendo mais apoio aos empresários com mais ligações aéreas. A vereadora recordou ainda que o município está ao lado dos empresários e anunciou a criação da incubadora de empresas e a requalificação da zona industrial da Madalena.
Já o diretor regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade recordou alguns dos programas que o governo tem posto à disposição das empresas com destaque para o competir +, recordando que nos últimos 3 anos atingiu mais de mil candidaturas e mais de 400 milhões de investimentos.
Para 2019 o diretor regional anunciou uma majoração de 2,5% ao competir + para apetrechar mais as empresas a nível tecnológicos, o programa Desafios de Startup Açores para empresas que estão no início da sua atividade, o programa Exportar Açores que vai incentivar processos de marketing e o Move Emprego que permite cidadãos irem trabalhar para outras ilhas com o objetivo de colmatar a falta de mão-de-obra.
A feira decorreu de sexta até domingo, com diversas atividades e pela primeira vez, teve o apoio dos três municípios da ilha do Pico.