Luís Garcia, deputado do PSD/Açores, acusou o PS de “ignorar a segurança dos passageiros no transporte marítimo, especialmente entre as ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial), não respeitando igualmente os mestres das embarcações, ao ter reprovado a proposta de estudo que o PSD apresentou em plenário.
Os social democratas pretendiam a elaboração de um estudo sobre a operacionalidade dos portos de transporte de passageiros da Região, que definisse, entre outras, “as condições limites em termos meteorológicos e de agitação marítima para cada cais/porto e navio”.
Segundo Luís Garcia, o documento – que mereceu os votos favoráveis de todas as bancadas da oposição, tendo acabado chumbado pela maioria socialista -, “seria um contributo sério para restabelecer a confiança e reforçar a segurança da operação de transporte marítimo de passageiros.
Na apresentação do projeto, o deputado lembrou os acidentes que, nos últimos anos, marcaram o serviço de transporte marítimo de passageiros, “alguns desses momentos foram lamentavelmente trágicos e formaram fortes abalos na confiança dos cidadãos açorianos, nomeadamente os que viajam entre as ilhas do Triângulo”.