O Governo dos Açores, através das secretarias regionais da Solidariedade Social, da Educação e Cultura e da Saúde, assinou em Ponta Delgada, um protocolo com a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores para a implementação de medidas previstas no I Plano Bianual de Combate à Pobreza.
O Executivo açoriano completou quarta-feira um conjunto de sessões em todos os concelhos da Região em que foram apresentadas a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social e o I Plano de Ação Bianual 2018-2019.
O documento assinado contempla cerca de 10% das 83 ações previstas no plano estratégico do Governo Regional e visa aprofundar a cooperação entre o Executivo e as autarquias locais, uma articulação que Andreia Cardoso considerou ser “fundamental”, salientando que “o que todos queremos é promover políticas mais eficazes e garantir uma gestão mais eficiente dos nossos recursos”.
De entre as medidas constantes do protocolo, destaca-se a criação de Pontos de Apoio, espaços de formação não-formal facilitadores de hábitos e métodos de estudo, que os jovens poderão frequentar para consolidar as suas aprendizagens e desenvolver novas competências.
Há também medidas dirigidas à população idosa, como a promoção da atividade física e sessões de esclarecimento concelhias com o intuito de reforçar a literacia na área da Saúde.