A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou o alargamento do programa de formação para cuidadores formais a todas as ilhas dos Açores.
Já está previsto para 2019 o investimento que torna possível alargar este programa de formação às ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Flores e Corvo”, afirmou Andreia Cardoso, à margem de uma visita à Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia dos Altares, instituição que conta já com dois colaboradores formados.
A formação dirigida aos cuidadores formais foi desenvolvida pela Direção Regional da Solidariedade Social em 2016 e permitiu disponibilizar, de forma gratuita e homologada, dois cursos distintos.
Um curso denominado 'Envelhecimento e Dependência: Direitos, Pressupostos Interventivos e Prestação de Cuidados', com uma carga de 50 horas, dirigido a pessoal auxiliar e técnico, e um curso sobre 'Gestão e Coordenação Técnica', com uma carga de 60 horas, que tem como público-alvo técnicos e dirigentes das IPSS.
A Secretária Regional adiantou que, até à data, “já foi possível formar um total de 92 colaboradores das ilhas de São Miguel, Terceira e Graciosa”, em parceria com as instituições Cresaçor e Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo e com o apoio de 10 formadores.