O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que todas as propostas de alteração ao POSEI para 2019 apresentadas pelos Açores foram aprovadas pela Comissão Europeia, uma decisão positiva que vai permitir continuar a ajustar as ajudas à dinâmica de crescimento e maior sustentabilidade do setor agrícola na Região.
João Ponte falava no final de uma reunião com o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, onde esteve em análise o ano agrícola que está a terminar e se perspetivaram novos desafios para 2019.
O Secretário Regional destacou que, entre as principais alterações que entram em vigor a 1 de janeiro, está a ajuda ao transporte entre as ilhas de jovens bovinos, nomeadamente para os produtores de Santa Maria, Graciosa, Flores e Corvo que enviem animais para abate em São Miguel e na Terceira, sendo o montante da ajuda de 40 euros por cabeça expedida.
Novidade é também a ajuda ao acondicionamento de Próteas, sendo a ajuda paga com base na quantidade de hastes de Próteas comercializadas para a exportação.
Relativamente ao preço do leite, João Ponte destacou que, embora ainda seja necessário continuar o trabalho de aproximação dos valores pagos aos produtores açorianos comparativamente com os produtores continentais, em novembro o preço médio pago aos produtores de leite nos Açores ultrapassou a barreira dos 30 cêntimos por litro.