Carlos Ferreira e Luís Garcia, deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial, querem esclarecimentos sobre a versão agora apresentada pelo Governo Regional para a segunda fase do reordenamento do porto da Horta, frisando que "não podemos aceitar que se cometam mais erros no naquela infraestrutura".
Num processo que classificam como "atribulado e atípico", os social democratas lembram que "esta é já a terceira versão de projeto", e querem certezas sobre "as condições de operacionalidade e segurança do porto e o normal desenvolvimento de todas as suas valências".
Carlos Ferreira e Luís Garcia sublinham que "já bastaram os erros cometidos aquando da construção do cais norte, cuja orientação introduziu maior agitação marítima na bacia sul, com as graves consequências que se conhecem".
Assim, "é essencial perceber se a solução técnica agora apresentada teve em conta esses problemas e solicitaram à tutela "informações sobre que entidades locais, para além da Comissão Municipal para os Assuntos do Mar, foram consultadas sobre esta terceira versão do projeto, e que pareceres emitiram".