A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional destacou em Ponta Delgada, que os dados já publicados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) “demonstram a trajetória que os Açores têm vindo a registar nos últimos anos, de redução significativa do número de desempregados”.
Paula Andrade, que falava no final de uma visita a uma agência de viagens, no âmbito do programa CPE-Premium, que visa o apoio à criação do próprio emprego de beneficiários de prestações de desemprego, salientou que, “de acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, registou-se uma diminuição de 11,1% do desemprego nos Açores no mês de dezembro, comparativamente ao período homólogo”.
A descida verificada no número de desempregados em novembro representa menos 959 pessoas em relação ao ano anterior”, afirmou a Diretora Regional, acrescentando que, “no final de dezembro, estavam inscritos 7.697 desempregados”.
Por outro lado, Paula Andrade adiantou que, no que diz respeito às colocações, “houve, em dezembro, uma subida na ordem dos 46,5%, face a dezembro de 2017”.
Quanto aos pedidos de novos postos de trabalho, registaram também um aumento, de 29,5%”, disse a Diretora Regional, frisando que “a criação de mais emprego, melhor remunerado e a promoção do empreendedorismo e da atividade económica são prioridades para o Governo dos Açores".