O Secretário Regional da Saúde anunciou, em Ponta Delgada, a criação de equipas de suporte intra-hospitalar de cuidados paliativos no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, e no Hospital da Horta, no Faial.
O titular da pasta da Saúde adiantou que se prevê o início deste trabalho de referenciação no Hospital da Horta no primeiro semestre de 2019, e no Hospital da Ilha Terceira ainda ao longo deste ano.
Rui Luís informou que já foi publicada a constituição das equipas hospitalares de suporte em cuidados paliativos nestes dois hospitais e que é um passo para que, efetivamente, no terreno, se comece a trabalhar no sentido de desenvolver Unidades de Cuidados Paliativos em cada uma destas unidades hospitalares“.
O responsável pela pasta da saúde falava à margem da sessão de abertura do seminário 'INPALIN Açores: Integração de Cuidados Paliativos e Intensivos', onde frisou a importância do debate clínico, científico e ético entre entidades responsáveis por prestar cuidados em fim de vida para uma melhoria da qualidade da resposta, tendo como centro da ação a dignidade do ser humano.