O Diretor Regional do Ambiente apresentou ontem os dados de utilização da Linha SOS Ambiente e do Portal Na Minha Ilha relativos a 2018.
Hernâni Jorge informou que no portal Na Minha Ilha foram registadas 238 ocorrências em 2018, o que representa um acréscimo de 12,3% em relação a 2017.
As ilhas com maiores ocorrências reportadas são São Miguel, Terceira, Faial e Pico, não existindo nenhum registo nas ilhas do Corvo e Graciosa.
Os resíduos e a poluição do ar são as ocorrências mais registadas neste portal.
Quanto à linha SOS Ambiente foram reportadas 643 ocorrências e esta linha passou também a ser a linha utilizada no âmbito da Campanha SOS Cagarro.
O maior número de ocorrências reportadas aconteceram nas ilhas São Miguel, Faial Terceira e Pico e o maior número estão relacionadas com a fauna e a poluição.
O diretor regional do Ambiente informou que na passada semana houve uma nova versão da plataforma web, permitindo consultar e acompanhar a ocorrência. Também avançaram com aplicativos móveis como forma de chegar mais perto da população.
Hernâni Jorge faz um balanço positivo do portal e da linha, uma vez que a participação aumentou, demonstrando uma maior consciencialização por parte das pessoas.
Na sessão foi ainda renovado o protocolo para a operacionalização da linha SOS Ambiente, para este ano, com os Bombeiros Voluntários da Madalena.