Neste ano perspetiva-se 175.000 passageiros de navios cruzeiros e 152 escalas, de acordo com dados disponibilizados à comunicação social pela Portos dos Açores, S.A.
Aqueles números, a confirmar-se, serão recordes na Região, se bem que quanto a escalas, igual movimento foi já atingido no ano de 2017, enquanto ao nível de passageiros a melhor marca é de 164.000, tendo sido registada no ano de 2018.
Se àquele número de passageiros se juntar perto de 72.000 tripulantes previstos, serão, no total, cerca de 247 mil visitantes, situação a ter em conta por parte dos agentes económicos que dinamizam atividades relacionadas com este importante nicho de mercado para os Açores.
O Conselho de Administração da Portos dos Açores, S.A. especificou, que neste ano se aguardam 23 escalas de navios de cruzeiro na Terceira, 22 no Faial e 81 em São Miguel, sendo o Porto de Ponta Delgada aquele que irá registar mais visitantes, seguido dos portos da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo.
Outro aspeto relevante prende-se com o facto de todas as ilhas, incluindo o Corvo, registarem este ano pelo menos duas escalas, tendo o Pico e a Graciosa, para já, quatro em previsão.
Como habitualmente, Abril deverá ser o mês de maior azáfama, com 41 escalas, maio, com 25, outubro, com 19 e novembro, com 15.
Estes dados foram tornados públicos na sequência da escala, esta semana, do navio de cruzeiros ‘Ventura’, no Porto da Praia da Vitória.