A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional afirmou que os dados do emprego divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) “confirmam a trajetória favorável” do emprego nos Açores nos últimos anos.
De acordo com o INE, verifica-se uma diminuição da taxa de desemprego para 8,5% no quarto trimestre de 2018 e uma taxa média anual de 8,6%”, salientou Paula Andrade, realçando que os dados validam “a consolidação da tendência de decréscimo da taxa de desemprego verificada desde 2013 e o crescimento do emprego”.
A Diretora Regional referiu também que a taxa de desemprego de 8,6%, para a média do ano de 2018, “é a mais baixa taxa de desemprego anual da atual série do Inquérito ao Emprego, desde o primeiro trimestre de 2011”.
Relativamente ao número de desempregados, os dados do INE revelam que, em 2018, a média de desempregados diminuiu relativamente ao ano anterior, sendo o valor anual mais baixo dos últimos oito anos.
No último trimestre, a população desempregada na Região foi estimada em 10.298 indivíduos, significando menos 506 desempregados do que no trimestre anterior e mais 148 que no quarto trimestre de 2017.