A Escola Profissional do Pico abriu as portas ao ensino profissional na ilha há precisamente 20 anos.
No primeiro ano a escola iniciou com dois cursos e hoje tem seis de nível IV, um de Especialização Tecnológica e um reativar tecnológico.
Neste percurso a Profissional do Pico já teve cerca de 80 cursos e 1000 formandos, dos quais 750 foram diplomados.
Maria das Dores, diretora pedagógica da escola, faz um balanço positivo deste percurso escolar adiantando que foram 20 anos com muitos desafios, projetos e formação.
Passado este tempo a diretora reconhece que a escola profissional continua a fazer todo o sentido na qualificação dos técnicos e garante que é um prestígio se estudar numa escola profissional.
Quanto às dificuldades a presidente recordou que uma parte do edifício foi requalificado mas ainda há uma parte que necessita de intervenção e reconhece que as escolas profissionais investiram e cresceram ao longo dos anos.
Por este ensino ser importante, chegou às escolas do ensino regular levando a uma diminuição do número de cursos. No entanto Maria das Dores recorda que cada escola está vocacionada para um tipo de ensino e que as escolas profissionais estão mais vocacionadas para o ensino tecnológico e profissional.