A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, afirmou, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores vai formar este ano 160 novos guias dos Parques Naturais do arquipélago.
Marta Guerreiro falava quinta-feira, na abertura de um dos novos cursos de guias dos Parques Naturais dos Açores.
Os novos guias vão juntar-se aos cerca de 200 que foram formados nos 11 cursos realizados em todas as ilhas do arquipélago entre 2015 e 2018, período em que foram também organizados dois cursos específicos de guias da Montanha do Pico e um curso de guias da Caldeira do Faial.
A titular da pasta do Ambiente afirmou ainda que, face ao elevado número de inscrições nas ilhas de São Miguel e do Pico, vão ser organizados “a partir de outubro, mais três cursos de guias de Parques Naturais”, sendo dois em São Miguel e um no Pico.
Os cursos, com uma duração de 117 horas, certificam profissionais para acompanhar e guiar grupos de visitantes às áreas protegidas e para a interpretação ambiental e cultural do meio envolvente, dando seguimento ao processo de melhoria dos serviços dos Parques Naturais dos Açores.