Segundo o semanário Ilha Maior, a Santa Casa da Misericórdia da Madalena deixou de assegurar o serviço de enfermagem no lar de idosos no período entre as 00h00 e as 8 horas da manhã.
Segundo a mesma fonte, a saída de alguns profissionais com vínculo à Misericórdia para o Serviço regional de Saúde obrigou a repensar todo o processo e a avançar com a contratação de novos enfermeiros para preencher a lacuna nos quadros, o que até agora não foi possível.
O lar de idosos, que antes funcionava com sete enfermeiros e uma cobertura durante 24 horas, tem apenas três profissionais ao serviço o que obrigou a reestruturar todo o serviço enquanto não for possível admitir novos elementos.
O provedor da misericórdia confirma à mesma fonte que o serviço de enfermagem deixou de funcionar durante oito horas, mas assegura que não está em causa o apoio prestado aos utentes, sublinhando que o bem-estar das pessoas é uma das “prioridades” da Mesa Administrativa. José António Amaral adianta que a provedoria tem tentado admitir enfermeiros para colmatar essa lacuna, mas admite que não tem sido fácil apesar de ter equiparado o vencimento dos profissionais da instituição aos da função pública para tentar a curto prazo arranjar os elementos necessários.