Até domingo Rui Silva (percussionista) e Bruno Gabirro (compositor), estarão em residência no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, marcando o início deste projeto inédito - Adufe & Eletrónica -, que incidirá sobre a exploração contextual e performativa do adufe, instrumento de percussão tradicional.
No domingo, às 20h30, no mesmo local, realiza-se um concerto de encerramento da residência, aberto ao público, precedido de uma breve conversa sobre o trabalho desenvolvido, as ferramentas utilizadas e processos criativo/performativo. A performance em si assentará sobretudo na improvisação e no diálogo entre o adufe de forma tradicional e não-tradicional, e a eletrónica em-tempo-real.
Este duo de artistas propõe um projeto que tendo como objetivo a apresentação em concerto de novas peças para adufe e eletrónica, engloba não só a escrita e execução pública dessas mesmas peças, mas também todo um trabalho de experimentação e pesquisa, seja em estúdio, na relação entre compositor e instrumentista, seja no contato direto com as adufeiras e grupos de adufeiras que têm mantido vivo o adufe e a sua tradição.
O projeto será desenvolvido durante 2019/2020, em várias residências artísticas e momentos de estúdio.