O Secretário Regional da Saúde destacou no Nordeste, o aumento do número de bombeiros e o surgimento de novas escolas de infantes e cadetes nas associações humanitárias de bombeiros voluntários dos Açores.
Na última década, os dados registados apontam para um aumento de mais de uma centena de elementos, voluntários e assalariados, passando de 720 bombeiros em 2009, para 831.
O responsável pela pasta da Proteção Civil sublinhou o dinamismo e a capacidade de recrutamento das associações, apontando as escolas de infantes e cadetes como um bom exemplo dessa mobilização.
No total, foram criadas oito escolas, nos concelhos de São Roque do Pico, Ponta Delgada, Praia da Vitória, Ribeira Grande, Nordeste, Vila Franca do Campo, Horta e Santa Cruz das Flores.
Ingressaram nestas escolas 350 elementos, incluindo infantes, cadetes e estagiários, tendo-se verificado, no espaço de um ano, o aumento de 200 inscritos e o surgimento de mais três escolas.
O Secretário Regional afirmou que o Governo dos Açores está a trabalhar na valorização e melhoria das condições de trabalho dos bombeiros voluntários.
No âmbito do reforço de viaturas, Rui Luís realçou o investimento de 1,5 milhões de euros que está a ser feito nesta legislatura para apetrechar todas as corporações com ambulâncias de socorro.