O Diretor Regional dos Assuntos do Mar afirmou que, no âmbito do programa internacional Bandeira Azul, “este ano foi atingido um número recorde de zonas balneares costeiras galardoadas na Região, com 39 Bandeiras Azuis, ou seja, mais cinco do que em 2018”.
Filipe Porteiro referiu que as Bandeiras Azuis estão distribuídas pelas ilhas do Pico, com duas, de Santa Maria e do Faial, cada uma com quatro, da Terceira, com 13, e São Miguel, com 16.
Ainda no âmbito deste programa ambiental, a embarcação ‘Badejo’, de Santa Maria, recebeu o galardão embarcação de ecoturismo, tendo sido galardoado o Centro Azul da Caloura, no concelho da Lagoa, São Miguel, bem como cinco marinas da Região - Horta, no Faial, Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, na Terceira, Ponta Delgada, em São Miguel e Vila do Porto, em Santa Maria.
O Diretor Regional adianta que estão programadas para este ano 115 atividades de educação ambiental em toda a Região sob o lema “Do rio ao mar sem lixo”, que visam a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.