O Festival Sentir o Pico decorre a 24, 25 e 26 de Maio no Lajido de Santa Luzia. O cartaz foi apresentado ontem e segundo Rui Veríssimo, vice-presidente da ACIP tem como objetivo preservar a vasta e rica história da ilha do Pico concentrando num único local aquilo que torna o Pico e os Açores num destino cada vez mais de referência a nível mundial com as tradições, história, as suas gentes e como se relacionam com a paisagem.
Rui Veríssimo adiantou que nesta quinta edição, tentaram subir o nível e a diversidade do festival com um cartaz eclético, com muita animação, música e atividades destacando os workshops, showcookings, tertúlias, provas de vinho e artesanato.
A nível musical o destaque vai para as atuações de Trovas da Madrugada, baile com os Virá Lomba.1, um concerto com António Severino & Roberto Lino, atuação do Grupo Folclórico de Santa Luzia e várias surpresas no palco bem como na animação de rua.
Este ano também o Campeonato Regional de Pesca Submarina e o V Troféu Ilha do Pico de Pesca Submarina têm a sua sede no Sentir o Pico terminando com a entrega de troféus e um caldo de peixe comunitário, tal como explicou o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico.
Gui Goulart, vereador da Câmara Municipal de São Roque do Pico, disse que a autarquia volta a apoiar este projeto porque é uma forma de afirmar a marca São Roque do Pico, Capital do Turismo Rural.