Este fim-de-semana decorreu no Lajido de Santa Luzia o Festival Sentir o Pico.
Rui Veríssimo, vice-presidente da ACIP disse que este evento é muito peculiar e o objetivo é juntar ao longo de três dias o melhor que a ilha tem para oferecer do ponto de vista gastronómico, cultural e das tradições.
O Vice-presidente quer que este festival venha a firmar-se no futuro como um cartaz turístico, captando a vinda de turistas, em época baixa, e acredita que estão reunidas todas as condições para que isso aconteça.
Por outro lado a Cíntia Martins, diretora regional do Turismo, em representação do presidente do Governo Regional, deu os parabéns à organização pelo evento e recordou que o Pico está cada vez mais vocacionado para o turismo, sendo a ilha que mais cresceu em 2018 nas dormidas, e na oferta também tem vindo a crescer de forma equilibrada.
Este crescimento segundo a diretora regional traz mais responsabilidades e estratégias para definir aquilo que queremos. Essa estratégia deve passar, segundo Cíntia Martins, por potenciar os recursos existentes, sem hipotecar a natureza.
Gui Goulart, vereador da Câmara Municipal de São Roque, afirmou que é com muito gosto que a autarquia apoia um evento deste género e o presidente de junta da freguesia de Santa Luzia desafiou a ACIP para que continue a realizar o Sentir o Pico promovendo o lugar e os produtos da nossa terra.
Recorde-se que o V Festival Sentir o Pico, contou com animação musical, workshops, showcookings, tertúlias, provas de vinho, artesanato, e este ano teve pela primeira vez, o Campeonato Regional de Pesca Submarina e o V Troféu Ilha do Pico de Pesca Submarina foram integrados no evento.