O Governo dos Açores concedeu apoios superiores a 880 mil euros, no âmbito do Programa Regional de Apoio às Sociedades Recreativas e Filarmónicas e do Regime Jurídico de Apoios a Atividades Culturais.
De acordo com os despachos publicados em Jornal Oficial, 31 filarmónicas das ilhas de S. Miguel, Terceira, S. Jorge, Graciosa, Pico, Faial, Flores e Corvo recebem um apoio de cerca de 105 mil euros.
A verba destina-se a apoiar a atividade das bandas musicais das sociedades recreativas e filarmónicas, nomeadamente na aquisição de instrumentos e respetivos consumíveis, fardamento, reportório, bem como apoio nas despesas de eletricidade e com honorários dos maestros.
Por outro lado, no âmbito do Regime Jurídico de Apoios a Atividades Culturais, entre as 355 candidaturas que deram entrada foram apoiados 302 projetos culturais nas áreas do audiovisual e multimédia, artes performativas e visuais, património cultural, programas interdisciplinares, outros eventos, edição de obras, aquisição, remodelação, beneficiação, ampliação ou construção de infraestruturas destinadas a atividades culturais e bolsas de criação artística.