A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, acolhe esta quinta-feira, pelas 21h00, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o lançamento do livro "O Bracinho", de Carlos Tomé.
Depois de "A Noite dos Prodígios e outras histórias", "Morreremos Amanhã" e "Um Perigoso Leitor de Jornais", a nova obra, baseada num caso verídico, ocorrido em S. Miguel nos anos 60 do século passado, aborda a história de um menino de seis anos, o 'Bracinho', alcunha por que é chamado na freguesia onde nasceu, que se vê confrontado com uma decisão do seu pai que o marcará para toda a vida.
Carlos Tomé, natural de Ponta Delgada, com um percurso profissional ligado à comunicação social, venceu, em 1989, a primeira edição do “Prémio Açores”, com uma grande reportagem intitulada "A Geração Esquecida", sobre a importância dos Açorianos no povoamento do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.
Em 2007 participou na antologia "Contos de Algibeira" e, em 2008, na coletânea MAGMA.
Carlos Tomé foi agraciado, em 2011, com a Medalha da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e é Cidadão Honorário de Porto Alegre desde 4 de agosto de 2011.