CTT apresentam livro com emissão...
Esta nova fonte hidrotermal, a que foi dado o nome ”Bubbylon”, foi descoberta durante uma missão realizada pelo navio de investigação alemão ”Meteor”, em que também participam investigadores da Universidade dos Açores.
Ricardo Serrão Santos destacou a importância desta nova fonte hidrotermal para o desenvolvimento de estudos científicos sobre o mar profundo.
A ”Bubbylon”, foi descoberta a cerca de 500 quilómetros a sudoeste da ilha do Pico, os investigadores decidiram dar o nome de ”Piquinho” a um dos pontos quentes descobertos na nova fonte hidrotermal, numa alusão ao topo da Montanha do Pico, recentemente declarada como uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal.
Os cientistas alemães que lideraram esta missão em águas açorianas já descobriram mais cinco locais com plumas de gás na coluna de água, o que poderá indiciar a existência de mais fontes hidrotermais nas proximidades.
A bordo do ”Meteor” estão desde 6 de setembro, três dezenas de cientistas alemães, franceses e portugueses, numa missão que tem como objetivo descobrir novas fontes hidrotermais ao largo dos Açores.Rádio Pico
A carregar comentários...