Confraria dos Gordos celebrou ...
O anúncio foi feito pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, durante a sessão solene comemorativa do Dia Internacional da Bengala Branca, promovida pela ACAPO/Açores, a que presidiu em representação do Presidente do Governo dos Açores.
Embora reconheça o enorme trabalho desenvolvido pelo Governo no âmbito da deficiência, Ana Paula Marques disse estar “inconformada” porque ainda “é preciso fazer mais pelos cegos”, sublinhou.
Neste contexto destacou que o Governo vai incrementar um programa denominado “Casa para Todos” que visa o apoio técnico e financeiro para a eliminação de barreiras arquitectónicas em habitações próprias, garantindo a todos os elementos do agregado familiar, que nelas habitam, a acessibilidade ao meio exterior e aos espaços comuns.
Na ocasião, Ana Paula Marques recordou, ainda, o trabalho que está a ser levado a cabo pelo executivo destinado a garantir acessibilidades na Administração Pública Regional, o qual tem como objectivo possibilitar aos cidadãos portadores de deficiência visual acederem aos serviços do Governo dos Açores.
Ainda no âmbito da deficiência, o Governo está a preparar uma proposta de Decreto Legislativo Regional com a finalidade de desenvolver na Região as bases gerais do regime jurídico da prevenção, habilitação, reabilitação e participação da pessoa com deficiência ou incapacidade.
Apesar de todo o trabalho já desenvolvido, Ana Paula Marques reconheceu a necessidade de continuar a trabalhar no sentido de permitir a participação em pleno das pessoas portadoras de deficiência, uma vez que existem ainda muitas situações de pessoas com deficiência sem possibilidade de aceder a serviços de reabilitação, de integrar o sistema de ensino ou o mercado de trabalho ou mesmo de participar em actividades sociais.
Aliás, segundo destacou “todos nós temos a obrigação e o dever moral de estarmos atentos às questões ligadas à promoção da igualdade e à dignificação de todos os cidadãos”.
Dirigindo-se, em particular, aos associados da delegação dos Açores da ACAPO, a governante regional apelou a uma maior participação na sociedade civil, chamando a atenção para a importância do papel que os invisuais têm na sociedade e de ensinar aos “mais pequenos as questões da igualdade e da diferença”.
Em 1970 a Federação Internacional de Cegos instituí o dia 15 de Outubro como o Dia Internacional da Bengala Branca, com o objectivo de sensibilizar a comunidade mundial para os problemas de acessibilidade das pessoas com deficiência visual e para os seus direitos e deveres enquanto cidadãos.
A carregar comentários...