O Governo dos Açores, reunido em Conselho de Governo, decidiu apoiar o setor agrícola em diversas valências, anunciou o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares.
Berto Messias, que apresentava as conclusões do Conselho de Governo, em São Roque do Pico, adiantou que o Executivo deliberou “apoiar a Associação de Agricultores da Ilha do Pico até 75 mil euros”, verba destinada à “prestação de serviços de aconselhamento técnico e de gestão aos seus associados”.
Igualmente apoiada será a Cooperativa Verd’Atlântico, num “valor até 150 mil euros”, com o objetivo de “implementar procedimentos no âmbito da gestão e segurança alimentar e do referencial de produção em modo biológico”, bem como na “melhoria das instalações da sala de desmancha e no desenvolvimento de uma imagem e embalagens para novos produtos”.
Ainda no setor agropecuário, o Governo dos Açores decidiu “criar um grupo de trabalho com o objetivo de “avaliar o desenvolvimento de um projeto para o aproveitamento da Lagoa do Paul, no fornecimento de água à atividade agropecuária, mas também à população”.
O Executivo decidiu, igualmente, avançar com os procedimentos de beneficiação de três caminhos rurais e florestais, concretamente “o caminho rural do Arrife, com uma extensão de quase 10 quilómetros, e o caminho florestal da Ferradura, com uma extensão de três quilómetros”, ambos no concelho das Lajes do Pico, bem como o “caminho florestal do Pico da Urze, com uma extensão de oito quilómetros, no concelho da Madalena”.
O Executivo deliberou também “avançar com um estudo sobre o reordenamento do Porto das Lajes do Pico e analisar a construção de um parque de estacionamento junto à Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico”.
Investimentos nos miradouros da Cascalheira e Planalto Central, e a comparticipação das obras de requalificação da Praça do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, em cerca de 60 mil euros, foram alguns investimentos aprovados pelo Conselho de Governo.