O Secretário Regional da Agricultura e Florestas acompanhou ontem a realização de uma vindima na ilha do Pico, e acompanhou também a receção das uvas na cooperativa da ilha.
Em declarações aos jornalistas João Ponte disse que ao contrário do que eram as espectativas dos viticultores do Pico, durante o mês de agosto a chuva e as humidades afetaram a produção e a qualidade das uvas. Estando ainda no início da vindima o secretário adiantou que vão aguardar até ao fecho das vindimas para perceber a dimensão real dos estragos na produção.
João Ponte adianta que agora é preciso olhar em frente e preparar o novo ano sendo fundamental olhar para este setor numa perspetiva de sustentabilidade e recordou que recentemente o governo regional reforçou as verbas do POSEI e no próximo POSEI 2020 vão reforçar a dotação Orçamental em mais 15% reconhecendo que é fundamental este tipo de ajuda.
Por outro lado defende que o setor tem que continuar a crescer e em outubro vão abrir um novo aviso para a reconversão da vinha com uma dotação de 4 milhões de euros o que vai permitir reabilitar mais cerca de 150 hectares.
O secretário reconhece ainda que existem dois desafios pela frente em primeiro o desafio na mão-de-obra e acredita que se houve mão-de-obra para a revolta do setor também vai ser possível conseguir para os próximos anos. O segundo desafio passa pela transformação. Já houve um conjunto de contatos de potenciais investidores mas até ao momento nenhum foi concretizado e têm que continuar com este trabalho.