O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que o Laboratório Regional de Veterinária (LRV) já possui um novo equipamento de ponta, que permite identificar e quantificar resíduos em amostras alimentares, um investimento superior a 300 mil euros que reforça as competências técnicas de um serviço essencial ao desenvolvimento da agricultura no Açores.
O governante considerou que este novo equipamento de ponta vai contribuir para continuar a elevar os parâmetros de qualidade das produções regionais e reforçar as competências técnicas do Laboratório, cuja competência é reconhecida dentro e fora da Região.
Além das análises no âmbito dos planos oficiais de sanidade animal, de vigilância e manutenção do estatuto sanitário dos animais e dos efetivos da Região, de higiene pública e diagnósticos de doenças, o Laboratório Regional de Veterinária assegura também análises no âmbito da inspeção de alimentos e segurança alimentar.
O Laboratório Regional de Veterinária tem atualmente 71 colaboradores e está acreditado pelo Instituto Português da Acreditação (IPAC) para a realização de 56 ensaios.